Sindicato dos Trabalhadores
de Call Center

Carta Aberta: É preciso unidade para combater o trabalho precário.

Atualmente vivemos em Portugal uma epidemia de trabalhos precários. São 1 milhão e 200 mil trabalhadores que têm vínculos precários, muitos desses, nossos colegas de profissão, trabalhadores de Call-Center. Os governantes falam na criação de novos postos de trabalho, mas a maioria dessas vagas são trabalhos precários, sem direitos e que podem ser encerrados de um dia para o outro. Como vemos a precariedade aumenta de dia para dia e é por isso urgente acabar com essa situação.

Trabalhar num Call-Center há muito já deixou de ser um emprego de transição, é uma profissão e um meio de sustentarmos as nossas vidas e as nossas famílias. Contudo, temos sempre a sombra da instabilidade imposta pelas condições de trabalho a que somos submetidos.

Nós, trabalhadores dos Call-Centers, sofremos com a precariedade na pele. São muitos falsos contratos temporários, part-times, más condições de saúde e higiene e muitos outros incumprimentos da lei.

O STCC vê como fundamental a valorização desta profissão, sendo reconhecida como tal e sendo considerada uma atividade de desgaste rápido. A pressão quotidiana das metas, procedimentos e chamadas, o trabalho sempre à frente do computador e o barulho constante, tornam esta profissão um trabalho de desgaste rápido. Esta realidade agrava-se ainda mais quando combinada com a precariedade e instabilidade a que estamos sujeitos.

Basta! É urgente denunciar essas condições e combater as ilegalidades. Todas as entidades e movimentos que denunciam a precariedade devem unir-se para podermos reverter a situação atual.

Sabemos que sindicatos que estão no sector dos Call-Centers, como o Sinttav, o Siesi e o CESP e também movimentos sociais como os Precários Inflexíveis, colocam a necessidade de combater os falsos contratos temporários.

Acreditamos que só poderemos avançar nessa luta se juntarmos forças. É por isso que fazemos um apelo aos sindicatos e aos movimentos sociais para construirmos uma campanha conjunta que combata os falsos contratos temporários existentes nos Call-Centers. Juntos podemos debater qual a melhor forma de sensibilizar a sociedade para esta situação! Juntos podemos juntar ainda mais colegas pelo direito a um trabalho digno!

Precisamos de nos unir, para juntos combatermos a precariedade!