Sindicato dos Trabalhadores
de Call Center

STCC – Um ano de existência a dar voz aos Call Centers

No dia 26 de Abril de 2014 mais de 60 pessoas reuniram-se no Ateneu de Lisboa. Na sua maioria trabalhadore(a)s de Call Center, e os restantes eram: activistas de outros Sindicatos, Comissões de Trabalhadores e, até mesmo, investigadores de Sociologia do Trabalho que estavam ali para apoiar e dar o seu contributo à criação deste novo Sindicato.

Apesar de se estimarem 50.000 mil trabalhadores de Call Center em Portugal no ano de 2013, de acordo com dados da Associação Portuguesa de Contact Center (APCC), os trabalhadores presentes naquele dia, numa simples sala, eram o reflexo da nossa realidade. A diversidade cultural, étnica, linguística, e a heterogeneidade etária (dos 18 aos 60 anos) saltavam à vista de qualquer pessoa, por mais distraída que fosse.

Todos os trabalhadores ali presentes tinham um vínculo contratual com empresas de Outsourcing, com empresas de Trabalho Temporário, como, por exemplo, Teleperformance, Randstad, Manpower, Concetrix, Redware, Tempo Team, Reditus, entre outras, havia ainda trabalhadores com os famosos falsos recibos verdes, dando a voz a grandes grupos económicos, como, PT, EDP, GALP, ZON (agora NÓS), VODAFONE, BPI, entre outras.

Hoje o STCC está presente em Braga, Porto, Coimbra, Lisboa, Oeiras e Setúbal.

Consideramos que é fundamental que o nosso trabalho seja reconhecido como uma profissão e uma profissão de desgaste rápido. Para tal, temos uma petição online neste site, onde podes assiná-la, se te identificares com estas reivindicações.

Até agora temos disponibilizado apoio jurídico a nível individual, mas queremos ir mais longe. Nesse sentido, estamos na fase de eleger delegados sindicais nos locais de trabalho. Só desta forma teremos uma maior capacidade organizativa, negocial e reivindicativa.

Ao fim de um ano de existência temos consciência que temos um longo caminho a percorrer, mas se os mais cépticos tinham dúvidas da importância da criação de um Sindicato Nacional com o intuito de unificar, mobilizar e defender os direitos dos trabalhadores de Call Center, estas dissiparam-se no decorrer deste ano, com a procura que temos tido por parte dos trabalhadores, e o interesse demonstrado pela Comunicação Social pelo o que se, quem faz, e em que condições se faz este trabalho.

Exigimos Respeito, Higiene e Segurança no Trabalho, o Reconhecimento de uma Profissão de Desgaste Rápido, uma Remuneração Digna e uma Legislação Laboral que tenha prevista a realidade dos Call Centers em Portugal!

Junta-te a nós na marcha do 1º de Maio, às 14h30 no Martim Moniz. Desta vez vamos sair da rotina e dar a nossa voz - mas agora por nós!

Dia 3 de Maio de 2015 estaremos na cidade Porto às 10h30 e às 17h00 na cidade de Braga, em sítio ainda por definir. Se és trabalhador de Call Center nestas zonas geográficas do país, e se estás interessado em conhecer os nossos princípios, debater e trocar ideias, denunciar irregularidades, e ainda em colaborar connosco, associares-te e escolheres ou seres escolhido como representante do STCC e dos trabalhadores no teu local de trabalho, envia um mail para o taslogado@gmail.com e facultar-te-emos mais detalhes. Comparece!